15 Motivos para você adotar um Vira-Lata do Bairro Jaraguá-SP

Publicado em
19/10/2016 por Danilo Águia

1. Ele vai te surpreender...

Quando você tem um cachorro/gato de raça pura, já consegue saber muita coisa sobre o seu temperamento e características. Mas quando você adota um vira-lata, é como se você tivesse um filho. Você ainda não sabe nada sobre ele, vai conhecendo ele aos poucos e isso torna a ligação de vocês ainda mais especial.

 

2. Você está salvando uma vida

Os cães/gatos que vivem em abrigos ficam em canis de 4m2. Não brincam, não recebem carinho e nem companhia constante de humanos. Não tem uma família pra chamar de sua. Esses cães/gatos muitas vezes são eutanasiados quando estão mais velhos, para liberação de espaço para outros cães/gatos mais jovens no abrigo. Tenha certeza que se você resgatar um animal, ele nunca irá esquecer.

Fora os animais abandonados de rua, são espancados, atropelados e passam fome.

 

 

3. Investimento baixo

Você não vai ter o custo de comprar um cão/gato de raça pura, que é bem alto. Além disso, os vira-latas para adoção já estão castrados e você economiza de R$400 a R$900 se fosse castrar um cão comprado.

No caso de animais de rua, muitas clínicas proporcionam descontos e até mutirões para castração.

 

4. São mais resistentes a doenças

Algumas raças puras têm predisposição a desenvolver certas doenças com mais facilidade. O cachorro/gato vira-lata vem por anos e anos sendo selecionado naturalmente. Eles precisam ser fortes e resistentes para sobreviver nas ruas sem a ajuda do homem. Os mais fracos não resistem e morrem, ficando assim os mais fortes.

 

5. Você pode pular a fase de filhote

Ter um filhote em casa pode ser uma grande dor de cabeça. Muitas pessoas não tem tempo de treinar e educar um filhotinho, o que demanda muita atenção, ao menos nos 6 primeiros meses. Quando você adota um vira-lata, você pode escolher a idade do cachorro/gato. E são os adultos que mais precisam, infelizmente eles são mais difíceis de serem adotados.

 

6. Pode ser que ele já seja treinado

Muitos cachorros que estão para adoção ou nas ruas, foram abandonados pelos seus antigos donos. Em alguns casos é comum que o cão já seja treinado. Sabe onde fazer xixi e algumas regras básicas como não mastigar sapatos. ;) Os gatos por estinto se acostumam rápido com a caixa de areia :)

 

7. Ele podem realizar tarefas

Muitos vira-latas vem sendo usados hoje como cão-guia ou cão/gato terapia. Isso vai depender do temperamento do animal, e não da sua raça.

 

8. Você vai melhorar a vida de um animal

Imagine você adotando um cachorro/gato de um abrigo e proporcionar para ele: alimentação, cama quentinha, água fresca toda hora e passeios diários? É uma satisfação enorme!

 

9. São adaptáveis

Os vira-latas se adaptam a qualquer situação. Frio, calor, mudanças no ambiente, casa nova. Eles, infelizmente, foram acostumados e aprenderam a se adaptar na rua.

 

10. São amigos exclusivos

Não vai ter nenhum cachorro/gato igual ao seu no bairro. ;)


► 11. Ajuda você a ser mais sociável

Além de ser benéfico a saúde, cachorros contribuem para sua vida ser mais sociável.

O Periódico Britânico de Medicina concluiu que cães agem como catalisadores sociais, que ajudam pessoas a saírem de casa mais vezes, a abordarem desconhecidos facilmente e ainda reduz a solidão.


► 12. Ajuda você ser mais responsável

Você passa a ter uma vida dependendo de você para comer, beber, tomar banho, passear e brincar. Pode parecer muita coisa, mas é tão gratificante e você aprende muito com tudo isso.


► 13.  Menos abandono de animais no Jaraguá

Mesmo com o intenso trabalho de diversas ONGs,  sociedades protetoras e as famosas cachorreiras/gateiras, em São Paulo todos os dias são abandonados mais de 60 animais só no Centro de Zoonoses. Adotando um animal que foi deixado na rua, você estará ajudando a diminuir esse triste número que cresce cada dia mais.


► 14. Eles compreendem a sua dor

Sabe quando você está pra baixo e gostaria de uma companhia? A Universidade Goldsmiths divulgou um estudo que mostra que cães estão mais propensos a se aproximarem de pessoas tristes ou que estão passando por algum sofrimento. Isso mostra que cães têm empatia por pessoas e querem ajudar aqueles que estão com dor.
E para quem gosta de gatos, aquele ronronar gostoso ajuda aliviar o estresse :)


► 15 Grandes Amigos :)

Sem dúvida nenhuma, ele será um bom companheiro. Ficará incansavelmente ao seu lado e, caso necessite desabafar, ele estará ali, ouvindo atentamente, sendo um fiel amigo. Além disso, adotar também é um ato de amor e solidariedade.


Movimento Eu Amo Jaraguá - Não compre. ADOTE!

Guia Comercial do Jaraguá - SP


Talvez você ainda não tenha curtido a página do Bairro. Receba em primeira mão oportunidades de Cursos Gratuitos, Empregos e Notícias do Bairro Jaraguá.
 


Aproveite e curta a página do repórter voluntário do Bairro Jaraguá.