Aluna da Etec Jaraguá vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa

em 01/06/2017 - 17:36

Orgulho do Jaraguá - Aluna da Etec Jaraguá vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa <3 (Por favor ajude a compartilhar) Deixe seu parabéns para a Paula nos comentários <3 


Paula Floriano de Aguiar Aluna da Etec Jaraguá venceu a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

 

Paula Floriano de Aguiar é aluna da Escola Técnica Estadual Jaraguá (ETEC). Ela ficou entre os 152 finalista e foi vencedora na categoria Artigo de Opinião com o texto “Alguma coisa acontece em Sampa”. `Paula teve a orientação da professora Aline Izabel Alves. Parabéns para a prof também <3


Confira o texto vencedor na íntegra:

 

Alguma coisa acontece em Sampa

 

Aluna: Paula Floriano de Aguiar

 

Categoria: Artigo de Opinião

 

Sempre que ando pelas ruas da minha cidade sou despertada de um sonho por sentimentos contraditórios: o deslumbre e a decepção. Quem nasce na periferia desta célebre metrópole acaba criando imagem idealizado do centro, já que São Paulo tornou-se, ao longo das últimas décadas, cenário de novelas de sucesso e de campanhas publicitárias. Por outro lado, um perfeito retrato do progresso: edifícios suntuosos, comércio fervilhante, shoppings e monumentos históricos. Por outro, desrespeito ao meio ambiente, problemas sociais e dinheiro público sendo empregado, muitas vezes, em obras urbanísticas mal planejadas e executadas.


O Elevado Presidente João Goulart, antigamente batizado como Costa e Silva, é um dos exemplos de grandes construções que provocam divergências a respeito de sua utilização e importância para o deslocamento urbano. Mais conhecido como Minhocão, ele possui 3,4 quilômetros de extensão e foi inaugurado em 1971, durante o mandato de Paulo Maluf (1969-1971), para fazer parte da ligação Leste-Oeste. Suas quatro faixas começam no bairro de Perdizes e terminam na Praça Roosevelt.

 

Antes mesmo de ser erguida a primeira viga, o projeto não foi bem recebido pela população devido aos impactos negativos à região, principalmente no que se refere à desvalorização imobiliária e comercial. Além disso, a Avenida São João, que tanto inspirou o compositor Caetano Veloso na homenagem a São Paulo na canção “Sampa”, foi praticamente sufocada por tanto concreto suspenso. Nos versos: “...É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi / Da dura poesia concreta de tuas esquinas...”, se revela o desencanto de um baiano recém-chegado, o próprio Caetano, diante da realidade urbana. Isso porque há inúmeras reclamações acerca da poluição sonora e da do ar, visto que, em alguns trechos, as janelas estão a cinco metros de distância da construção, fato que gera danos à saúde e à qualidade de vida dos habitantes dos arredores.

 

Apesar dos transtornos, o elevado é defendido veementemente por quem o atravessa diariamente de carro em direção ao trabalho. Seguindo a uma velocidade constante e com os vidros fechados, praticamente não é possível reparar em buracos, ruídos, ambulantes, pedestres, usuários de drogas e desabrigados. Todavia, logo abaixo do elevado, esses elementos tomam forma e o descaso ressurge aos olhos de todos. Sem falar nos constantes congestionamentos durante o horário de pico.

 

O Minhocão representou, durante algum tempo, uma forma de atender às necessidades de mobilidade dos paulistanos. Porém, a crença de que ele é indispensável para atravessar a cidade e de que está intrinsecamente vinculado à mobilidade urbana dos paulistanos não pode ser mantida, considerando-se a tendência das grandes metrópoles de investirem cada vez mais em ciclovias e transporte coletivo visando menor impacto ambiental. Também, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), circulam pela via aproximadamente 6.000 veículos nos horários mais movimentados, o que poderia ser facilmente realocado pelas avenidas do entorno ou por outras regiões.

 

Haja vista que o fechamento do Minhocão aos domingos, aos sábados a partir das 15 horas e de segunda à sexta-feira depois das 21h30, vem sendo aproveitado de forma totalmente espontânea pela população como um ambiente de lazer e descontração. Com isso, muitos indivíduos defendem a transformação definitiva desse espaço em um parque.

 

Entendo, portanto, que a readequação do Elevado em um parque é a melhor escolha, pois demolir representaria mais gastos aos cofres públicos e manter a situação como está não seria benéfico aos moradores da região. São Paulo é multifacetada: pode ser cinza ou colorida, triste ou cheia de vida, calma ou dinâmica. Conforme os versos de Caetano: “...Da feia fumaça que sobre, apagando as estrelas / Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços...”, nós merecemos uma cidade mais limpa e com paisagem mais aprazível.

 

Professora: Aline Izabel Alves

 

Escola: ETEC Jaraguá – São Paulo (SP)

 

Jornal & Guia Comercial Portal Jaraguá - Notícias, Informações e Vagas de Emprego de nossa região. Junte-se a mais de 54 mil amigos em nossa rede, curta Portal Jaraguá - Bairro Jaragua:www.facebook.com/bairrojaraguasp

Guia Comercial do Jaraguá - SP


Talvez você ainda não tenha curtido a página do Bairro. Receba em primeira mão oportunidades de Cursos Gratuitos, Empregos e Notícias do Bairro Jaraguá.
 


Aproveite e curta a página do repórter voluntário do Bairro Jaraguá.
 

Comentários