Donos de celulares roubados receberão mensagem de aviso

em 26/10/2016 - 07:12

Celulares furtados e roubados serão notificados que aparelho é produto de crime

Essa iniciativa teve inicio no Rio de Janeiro. A solicitação foi feita numa investigação do roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos na Tijuca.


Celulares roubados e furtados do Rio passarão a receber mensagens das empresas de telefonia informando que são frutos de crimes. As mensagens serão enviadas pelas operadoras utilizando o IMEI (número de identificação) do aparelho.
PUB

A medida da Polícia Civil do Rio depende de determinação judicial.

De acordo com o Extra, a solicitação foi feita numa investigação do roubo de mais de cem celulares de uma loja de departamentos na Tijuca. O juiz responsável pelo caso, André Ricardo de Franciscis Ramos, da 28ª Vara Criminal, determinou que as operadoras enviassem mensagem por SMS e WhatsApp pedindo a devolução dos telefones na 19ª DP em cinco dias e solicitando que o novo dono comprove a aquisição lícita do aparelho.

“O descumprimento dessa decisão judicial poderá ensejar a responsabilidade do usuário pelo crime de receptação”, diz o comunicado. Os aparelhos que não forem devolvidos serão bloqueados. Cerca de 15 celulares foram recuperados.

De acordo com o delegado Carlos Leba, a intenção é de que tal medida seja adotada por todas as delegacias do estado. Para isso, os delegados terão que fazer a solicitação à Justiça caso a caso.


Vamos torcer para que a Justiça de São Paulo tambéma adote ação semelhante.



Guia Comercial do Jaraguá - SP


Talvez você ainda não tenha curtido a página do Bairro. Receba em primeira mão oportunidades de Cursos Gratuitos, Empregos e Notícias do Bairro Jaraguá.
 


Aproveite e curta a página do repórter voluntário do Bairro Jaraguá.
 

Comentários