Eleição Conselho Tutelar 2015 Jaraguá e Munícipio de São Paulo

em 16/11/2015 - 21:33
 

Fotos e Reportagem por Danilo Águia (www.fb.com/daniloaguia12) | Divulgação Bairro Jaraguá (www.fb.com/bairrojaraguasp)

Posted by Bairro Jaragua on Monday, November 16, 2015


Obs.: Nosso texto não visa criticar partidos A ou B, e sim mostrar e relatar os fatos que ocorreram na Eleição 2015 para Conselho Tutelar da cidade de São Paulo.

 

Usando as palavras do Promotor de Justiça da Cidade de São Paulo Eduardo Dias foram 52 eleições dentro de uma Eleição Municipal.

 

Pela primeira vez na história de São Paulo o trabalho de conselheiro será remunerado, segundo concorrentes da eleição passada este fato fez aumentar o número de candidatos em todos os bairros.

 

O Bairro Jaraguá teve 32 candidatos de vários segmentos da sociedade.

 

Alguns bairros de São Paulo tiveram uma votação extremamente tranquila, inclusive o Bairro Jaraguá não foi relatado nenhum caso policial grave. Mas alguns bairros como M’Boi Mirim precisaram de força policial para que a votação ocorresse normalmente.

 

>>> O problema técnico

Segundo o promotor Eduardo Dias a votação era para ser quase que 100% de forma eletrônica, salvo em casos de falha técnica ou de falta de energia.

 

Mas houve uma falha técnica geral em toda a cidade de São Paulo.

Foram feitas xerox as pressas para suprir o volume de votação, pois a exceção virou regra e vice versa. A maioria foi votação em papel e poucos de forma eletrônica.

 

O problema técnico não foi explicado com detalhes, mas a PRODAM que administra a parte da tecnologia teve problemas com a empresa terceirizada para a eleição.

 

Muitos lugares como o C.E.U Perâ Marmelo localizado no Bairro do Jaraguá tiveram suas votações retomadas as 12:30, mas em todas as unidades houveram filas e atrasos devido a mudança do padrão de votação e falta de preparo para um caso de pane como o ocorrido.

 

>>> As Urnas

O Promotor Eduardo Dias afirmou que por muitas horas não tinham acesso a quantidade de urnas eletrônicas que foram utilizadas e as urnas de “papelão” que seriam emergenciais viraram o padrão para a cidade.

 

Houveram problemas de identificação em urnas, duas sem identificação foram confirmadas em Santana.

 

O promotor também afirmou que os lacres não foram os ideais. Nas fotos acima você pode conferir que isto é real, desde fita crepe a durex de qualidade duvidosa.

 

Algumas seções o mesário presidente será chamado para verificação de assinaturas nas cédulas.

 

>>> A retomada da contagem

Após muita discussão entre os candidatos e a comissão que acompanhava algumas contagens de votos, o Secretário Municipal de Direitos Humanos Eduardo Suplicy (PT-SP) juntamente com o Promotor de Justiça da Cidade de São Paulo Eduardo Dias e seus assessores, ficaram cerca de uma hora reunidos em uma sala fechada e protegida pela Polícia Militar e Polícia Municipal e após este período por volta das 01:00 da manhã decidiram retomar a contagem terça-feira (17/11/15) às 14:00.

 

Segundo Eduardo Dias 44 promotores do Ministério Publico foram convocados as 07:00 sede na Rua Riachuelo. As 08:30 as equipes saíram com carro do MP para fiscalizar a votação.


> Curiosidade:O WhatsApp segundo o promotor foi essencial para comunicação, pois os telefones via ligação estavam com problemas.

 

>>> Método de Apuração

No momento que permitiram nossa entrada para acompanhar a apuração de uma das urnas, conseguimos observar detalhadamente.

1 mebro da comissão irá folhear manualmente as páginas dos livros de assinatura para contar quantos votos houveram na seção da urna, os candidatos podem acompanhar e ajudar caso ele “pule” alguma assinatura.

Após esta verificação a urna será aberta e caso haja mais ou menos votos se comparado com o livro a comissão poderá cancelar a urna por suspeita de fraude.

 

Guia Comercial do Jaraguá - SP


Talvez você ainda não tenha curtido a página do Bairro. Receba em primeira mão oportunidades de Cursos Gratuitos, Empregos e Notícias do Bairro Jaraguá.
 


Aproveite e curta a página do repórter voluntário do Bairro Jaraguá.
 

Comentários